Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os artigos deverão ser originais e inéditos, assim considerados aqueles que nunca foram publicados em qualquer fonte de divulgação.
  • Os originais devem ser preparados em página de formato A4 (210 x 297 mm), tipo de arquivo .docx, com margens de 3 cm do lado esquerdo e superior, e 2 cm do lado direito e inferior. O texto deverá ser digitado na fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entrelinhas de 1,5. Os parágrafos devem ser justificados, com recuo especial de um centímetro na primeira linha; sem deslocamentos e espaçamentos antes ou depois.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O artigo deve atender ao mínimo de 15 (quinze) e máximo de 25 (vinte e cinco) páginas em todo o texto.
  • Além do texto, o artigo deve conter os seguintes itens: Título, Resumo e palavras-chave em português e inglês. Quanto à extensão, tanto as palavras-chave quanto as keywords não deverão exceder a 5 termos.
  • As referências bibliográficas deverão estar uniformizadas de acordo com a norma da ABNT NBR 6023 (2018), listadas no final do artigo, em ordem alfabética, com informação das URLs quando possível. As tabelas e gráficos devem compor o texto, e não constar no final do documento na forma de anexos.
  • Assegurando a avaliação duplo-cega: não deve constar no documento nenhum tipo de identificação dos autores (minicurrículo sob o título do artigo, nota de rodapé com dados de autoria, referência no corpo do texto a obra anterior publicada que faça referência aos autores de qualquer outra forma que não na terceira pessoa).
  • Quanto à extensão, a ABNT NBR 6028 (2021) preconiza que, para artigos de periódicos, o resumo deverá ter de 100 (cem) a 250 (duzentas e cinquenta) palavras. A mesma regra valerá para o abstract e demais resumos em outras línguas estrangeiras, quando houver.
  • Os autores dos artigos selecionados e aprovados autorizam a Revista do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios a publicar, seus artigos submetidos à Revista, gratuitamente em seu volume impresso e no eletrônico, sem ressarcimento dos direitos autorais, e a disponibilizar via a Rede Mundial de Computadores, em formato PDF, de forma integral, para fins de leitura e/ou impressão pela Internet, a título de divulgação e de cooperação com outras instituições e iniciativas similares.
  • Os autores dos artigos selecionados e aprovados autorizam o MPDFT a publicar seus artigos submetidos à Revista do MPDFT, na página de Produção Intelectual do MPDFT.

Diretrizes para Autores

Condições para recebimento dos artigos

Ineditismo

A Revista do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Revista do MPDFT) publica apenas artigos inéditos, que não tenham sido divulgados em outros meios (blogs, sites ou outras publicações).

Envio de artigos: somente serão aceitos artigos encaminhados ao Conselho Editorial da Revista do MPDFT por meio do sítio eletrônico: https://revista.mpdft.mp.br.

Número de Páginas

Mínimo de 15 (quinze) e máximo de 25 (vinte e cinco) páginas considerando todo o texto, incluindo notas de rodapé e referências.

Idiomas  

Serão admitidos artigos redigidos em português, inglês e espanhol.

Formato dos originais  

Com a finalidade de padronizar a apresentação dos textos, a Revista do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios adota normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Normas de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e demais decisões técnicas aprovadas pelo  Conselho Editorial.

Da estrutura do artigo

Os originais devem ser preparados em página de formato A4 (210 x 297 mm), tipo de arquivo .docx.

Os artigos deverão ser redigidos em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas de 1,5. Os parágrafos devem ser justificados, com recuo especial de um centímetro na primeira linha, sem deslocamentos e espaçamentos antes ou depois. O tamanho do papel deve ser A4, com margem de 3,0 cm do lado esquerdo e na margem superior, e de 2,0 cm do lado direito e na margem inferior. Todo destaque que se queira dar ao texto deve ser feito com o uso do itálico, sem utilização do negrito ou sublinhado

Dos títulos e subtítulos

Os títulos (obrigatórios) devem ser claros, concisos e representativos do assunto tratado. A mesma regra aplica-se aos subtítulos (opcionais) ao longo do corpo de texto. O artigo deverá conter o título e o subtítulo principais em língua portuguesa e em língua inglesa.

Dos resumos

O artigo deverá conter um resumo do tipo indicativo ou informativo em língua portuguesa e em língua inglesa. O resumo deverá ser apresentado em parágrafo único, sem enumeração de tópicos. Quanto à extensão, a ABNT NBR 6028 (2021) preconiza que, para artigos de periódicos, o resumo deverá ter de 100 a 250 palavras. A mesma regra valerá para o abstract e demais resumos em outras línguas estrangeiras, quando houver.

Das palavras-chave

O artigo deverá conter palavras-chave em língua portuguesa e em língua inglesa, preferencialmente. Quanto à extensão, tanto as palavras-chave quanto as keywords não deverão exceder a 5 termos.

Das seções

A apresentação das divisões do artigo ocorre por meio de seções numeradas por meio de algarismos arábicos, do número 1 (um) em diante. Ponto, hífen, travessão, parênteses ou qualquer sinal são dispensados entre o indicativo da seção (número) e seu título.

Deverá ser evitada a subdivisão excessiva do texto, admitindo-se o máximo de seções de quinta ordem (p. ex., 1.1.1.1.1), conforme preconiza a ABNT NBR 6024 (2012). Segundo esta norma, os títulos das seções devem ser destacados tipograficamente, de forma hierárquica, da primária à quinária. 

Dos destaques

Todos os destaques do original deverão ser digitados em itálico. Não usar negrito, sublinhado ou caixa alta (maiúscula) como destaque. Utilizar negrito apenas nos títulos, subtítulos e seções do documento.

Das citações e das notas de rodapé

As transcrições com até três linhas deverão estar no corpo do texto entre aspas duplas. 

Aquelas com mais de três linhas deverão ser digitadas com recuo de 4 cm à esquerda, em fonte Times New Roman, tamanho 10, sem aspas.

O itálico deverá ser utilizado apenas nos destaques e nas palavras de língua estrangeira. Em caso de destaque de trecho pelo autor, utilizar a expressão “grifo do autor” caso o destaque já faça parte da obra consultada ao final da citação.

Ainda conforme a NBR 10520 (2002), as notas de rodapé deverão ser numeradas em algarismos arábicos, de ordem única e consecutiva, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas, fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entrelinhas. Não iniciar a numeração a cada página. As notas de rodapé devem ser apenas do tipo “notas explicativas”. Não devem ser inseridas referências bibliográficas em notas de rodapé.

Das referências

As referências bibliográficas deverão estar uniformizadas de acordo com a norma da ABNT NBR 6023 (2018), versão corrigida 2 (24.09.2020), listadas no final do artigo, em ordem alfabética.

Das figuras, tabelas e gráficos

Em conformidade com a NBR 6022 (2018), as tabelas, as figuras e os gráficos deverão ser numerados sequencialmente por todo o texto, o mais próximo aos trechos que se referem, em algarismos arábicos, seguidos de travessão e respectivo título.

Após as figuras, tabelas e gráficos, indicar as fontes consultadas, mesmo que elaboradas de própria autoria.

Do uso de siglas

Conforme a NBR 6022 (2018), “Quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo.”

Dos ajustes no artigo

Em caso de sugestão de ajustes, o autor poderá promovê-los no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar do envio da notificação. Não havendo manifestação do autor nesse prazo, o trabalho será devolvido ao autor.

Tira-dúvidas

Qualquer dúvida a respeito das normas de submissão poderá ser dirimida por meio de mensagem encaminhada ao endereço eletrônico: conedit@mpdft.mp.br.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista do MPDFT serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.