Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os artigos deverão ser originais e inéditos, assim considerados aqueles que nunca foram publicados em qualquer fonte de divulgação.
  • Os originais devem ser preparados em página de formato A4 (210 x 297 mm), tipo de arquivo .docx, com margens de 3 cm do lado esquerdo e superior, e 2 cm do lado direito e inferior. O texto deverá ser digitado na fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entrelinhas de 1,5. Os parágrafos devem ser justificados, com recuo especial de um centímetro na primeira linha; sem deslocamentos e espaçamentos antes ou depois.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O artigo deve atender ao mínimo de 15 (quinze) e máximo de 25 (vinte e cinco) páginas em todo o texto.
  • Além do texto, o artigo deve conter os seguintes itens: Título, Sumário e Resumo e palavras-chave em português e inglês. Quanto à extensão, tanto as palavras-chave quanto as keywords não deverão exceder a 5 termos.
  • As referências bibliográficas deverão estar uniformizadas de acordo com a norma da ABNT NBR 6023 (2018), listadas no final do artigo, em ordem alfabética, com informação das URLs quando possível. As tabelas e gráficos devem compor o texto, e não constar no final do documento na forma de anexos.
  • Assegurando a avaliação duplamente cega: não deve constar no documento nenhum tipo de identificação dos autores (minicurrículo sob o título do artigo, nota de rodapé com dados de autoria, referência no corpo do texto a obra anterior publicada que faça referência aos autores de qualquer outra forma que não na terceira pessoa).
  • Quanto à extensão, a ABNT NBR 6028 (2021) preconiza que, para artigos de periódicos, o resumo deverá ter de 100 (cem) a 250 (duzentas e cinquenta) palavras. A mesma regra valerá para o abstract e demais resumos em outras línguas estrangeiras, quando houver.
  • Os autores dos artigos selecionados e aprovados autorizam a Revista do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios a publicar, seus artigos submetidos à Revista, gratuitamente em seu volume impresso e no eletrônico, sem ressarcimento dos direitos autorais, e a disponibilizar via a Rede Mundial de Computadores, em formato PDF, de forma integral, para fins de leitura e/ou impressão pela Internet, a título de divulgação e de cooperação com outras instituições e iniciativas similares.
  • Os autores dos artigos selecionados e aprovados autorizam o MPDFT a publicar seus artigos submetidos à Revista do MPDFT, na página de Produção Intelectual do MPDFT.

Diretrizes para Autores

Condições para recebimento dos artigos

Ineditismo

A Revista do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Revista do MPDFT) publica apenas artigos inéditos, que não tenham sido divulgados em outros meios (blogs, sites ou outras publicações).

Envio de artigos: somente serão aceitos artigos encaminhados ao Conselho Editorial da Revista do MPDFT por meio do sítio eletrônico: https://revista.mpdft.mp.br.

Número de Páginas

Mínimo de 15 (quinze) e máximo de 25 (vinte e cinco) páginas considerando todo o texto, incluindo notas de rodapé e referências.

Idiomas  

Serão admitidos artigos redigidos em português, inglês, francês e espanhol.

Formato dos originais  

Com a finalidade de padronizar a apresentação dos textos, a Revista do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios adota normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Normas de Apresentação Tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e demais decisões técnicas aprovadas pelo  Conselho Editorial.

Da estrutura do artigo

Os originais devem ser preparados em página de formato A4 (210 x 297 mm), tipo de arquivo .docx, com margens de 3 cm do lado esquerdo e superior, e 2 cm do lado direito e inferior. O texto deverá ser digitado na fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entrelinhas de 1,5. Os parágrafos devem ser justificados, com recuo especial de um centímetro na primeira linha; sem deslocamentos e espaçamentos antes ou depois. 

Dos títulos e subtítulos

Os títulos (obrigatórios) devem ser claros, concisos e representativos do assunto tratado. A mesma regra aplica-se aos subtítulos (opcionais) ao longo do corpo de texto. O artigo deverá conter o título e o subtítulo principais em língua portuguesa e em língua inglesa.

Dos resumos

O artigo deverá conter um resumo do tipo indicativo ou informativo em língua portuguesa e em língua inglesa. O resumo deverá ser apresentado em parágrafo único, sem enumeração de tópicos. Quanto à extensão, a ABNT NBR 6028 (2021) preconiza que, para artigos de periódicos, o resumo deverá ter de 100 a 250 palavras. A mesma regra valerá para o abstract e demais resumos em outras línguas estrangeiras, quando houver.

Das palavras-chave

O artigo deverá conter palavras-chave em língua portuguesa e em língua inglesa, preferencialmente. Quanto à extensão, tanto as palavras-chave quanto as keywords não deverão exceder a 5 termos.

Das seções

A apresentação das divisões do artigo ocorre por meio de seções numeradas por meio de algarismos arábicos, do número 1 (um) em diante. Ponto, hífen, travessão, parênteses ou qualquer sinal são dispensados entre o indicativo da seção (número) e seu título.

Deverá ser evitada a subdivisão excessiva do texto, admitindo-se o máximo de seções de quinta ordem (p. ex., 1.1.1.1.1), conforme preconiza a ABNT NBR 6024 (2012). Segundo esta norma, os títulos das seções devem ser destacados tipograficamente, de forma hierárquica, da primária à quinária. Podem ser utilizados os recursos gráficos de maiúscula, negrito, itálico ou sublinhado e outros.

Dos destaques

Todos os destaques do original deverão ser digitados em itálico. Não usar negrito, sublinhado ou caixa alta (maiúscula) como destaque. Utilizar negrito apenas nos títulos, subtítulos e seções do documento.

Das citações e das notas de rodapé

As transcrições com até três linhas deverão estar entre aspas duplas. 

Aquelas com mais de três linhas deverão ser digitadas com recuo de 4 cm à esquerda, em fonte Times New Roman, tamanho 10, sem aspas.

O itálico deverá ser utilizado apenas nos destaques e nas palavras de língua estrangeira. Em caso de destaque de trecho pelo autor, utilizar a expressão “grifo nosso” ao final da citação.

Ainda conforme a NBR 10520, as notas de rodapé deverão ser numeradas em algarismos arábicos, de ordem única e consecutiva. Não iniciar a numeração a cada página.

Das referências

As referências bibliográficas deverão estar uniformizadas de acordo com a norma da ABNT NBR 6023 (2018), listadas no final do artigo, em ordem alfabética.

Das figuras, tabelas e gráficos

As tabelas, as figuras e os gráficos deverão ser numerados sequencialmente por todo o texto.

Do uso de siglas

Conforme a NBR 6022, “Quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo.”

Dos ajustes no artigo

Em caso de sugestão de ajustes, o autor poderá promovê-los no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar do envio da notificação. Não havendo manifestação do autor nesse prazo, o trabalho será devolvido ao autor.

Tira-dúvidas

Qualquer dúvida a respeito das normas de submissão poderá ser dirimida por meio de mensagem encaminhada ao endereço eletrônico: conedit@mpdft.mp.br.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista do MPDFT serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.