O papel do Ministério Público no controle e fiscalização das atuações estatais voltadas à abordagem da população em situação de rua

Autores

  • Mariana Silva Nunes Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT
  • Polyanna Silvares de Moraes Dias Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT
  • Eduarda Rossi Paschoal Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT

Palavras-chave:

Direito Constitucional. Ministério Público. Direito criminal. Violação de direitos humanos. População em situação de rua.

Resumo

Trata-se de artigo que aborda a importância do Ministério Público como órgão de controle e fiscalização das abordagens estatais da população em situação de rua, considerando as experiências advindas das ações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios frente às notícias de violações de direitos fundamentais, durante operações realizadas no Distrito Federal, e os reflexos decorrentes dessa atuação. Para tanto, serão analisados o fenômeno da população em situação de rua, os princípios essenciais à temática, o pontuado o papel do Ministério Público, e realizadas considerações acerca do Projeto Pés na Rua, com enfoque na Recomendação conjunta n. 3/2021 do MPDFT, nos obstáculos enfrentados pelo Parquet e nos avanços alcançados.

Biografia do Autor

Mariana Silva Nunes, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT

Promotora de Justiça do MPDFT. Pós-graduanda em Diretos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global. Pós-graduada em Direito Público. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Polyanna Silvares de Moraes Dias, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT

Promotora de Justiça do MPDFT. Pós-graduada em Direito Público. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Eduarda Rossi Paschoal, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT

Assessora Jurídica do MPDFT. Pós-graduada em Direito Público. Graduada em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília-Uniceub.

Downloads

Publicado

07-12-2022