Histórias do processo transexualizador

o lugar da família e a construção dos novos corpos

Autores

  • Janne Ruth Nunes Nogueira Fiocruz Brasília
  • Fernanda Maria Duarte Severo Fiocruz Brasilia

Palavras-chave:

Política pública. Processo transexualizador. Família e narrativas.

Resumo

O processo transexualizador é um conjunto de ações voltadas à atenção à saúde na transição de gênero. Foi instituído no Sistema de Único de Saúde (SUS) em 2008, embasado em resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) e redefinido por meio da Portaria GM/MS nº 2.803. O objetivo desta pesquisa é ampliar o debate sobre o lugar da família no processo transexualizador por meio de narrativas em primeira pessoa acerca de suas experiências com essas transformações, além de registrar e analisar os tópicos centrais das políticas públicas e mapear a territorialidade da assistência oferecida a pessoas trans/familiares pelo Estado brasileiro. Foi realizado um estudo exploratório e narrativo, baseado em premissas teórico-conceituais das Ciências Sociais e Históricas. Buscou-se dar visibilidade e voz aos familiares das pessoas trans, que atuam como coadjuvantes neste processo para a manutenção e extensão da assistência à saúde do transexual, a fim de colaborar com conteúdos qualitativos para a ampliação dos debates públicos, o aprimoramento das políticas públicas intersetoriais e a ampliação da garantia de direitos.

Biografia do Autor

Janne Ruth Nunes Nogueira, Fiocruz Brasília

Mestre em Políticas Públicas de Saúde pela Fiocruz Brasília. Residente em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), Sobral (CE). Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad) da Fiocruz Brasília. Assistente Social.

Fernanda Maria Duarte Severo , Fiocruz Brasilia

Doutora em História Ibero Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente do Mestrado Profissional de Políticas Públicas em Saúde da Escola de Governo Fiocruz. Pesquisadora do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas e do Jacarandá – Núcleo de Educação e Humanidades em Saúde da Fiocruz.

Downloads

Publicado

07-12-2022