Liderança feminina no Ministério Público brasileiro

mulheres pioneiras

Autores

  • Fabiana Costa Oliveira Barreto Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT
  • Rita Candeia Chiba de Souza Lima Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT

Palavras-chave:

Ministério Público. Carreiras jurídicas. Equidade de gênero. Lideranças femininas. Mulheres pioneiras.

Resumo

Após a promulgação da Constituição Federal de 1988, houve um expressivo incremento no ingresso de mulheres nas carreiras do Ministério Público brasileiro. No entanto, segundo o levantamento realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, a despeito da proporção média de 40% de mulheres para 60% de homens, há baixa representatividade feminina nos espaços de poder. Nesse cenário, lideranças femininas têm papel fundamental na desconstrução de estereótipos, na formação de novos modelos profissionais e no encorajamento à busca pelo crescimento na carreira. Dentre as carreiras jurídicas, o Ministério Público se destaca como ambiente propício ao reconhecimento profissional de mulheres. É importante identificar as pioneiras no sistema de justiça brasileiro e contextualizar a trajetória de mulheres oriundas dos quadros do Ministério Público que chegaram a órgãos de representação nacional tradicionalmente liderados por homens. Por isso, foram realizadas entrevistas com as primeiras mulheres a ocupar os cargos de Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Presidente do Supremo Tribunal Federal e Procuradora-Geral da República.

Biografia do Autor

Fabiana Costa Oliveira Barreto, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB). Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Procuradora-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Rita Candeia Chiba de Souza Lima, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT

Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Servidora Pública Federal. Assessora Especial da Procuradoria-Geral no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). 

Downloads

Publicado

07-12-2022